Telemetria: O sistema que auxilia na gestão de frotas

Blog
/ 11.mar.2019

A cada dia que passa os gestores de empresas estão reconhecendo a real importância de uma gestão de frotas mais eficiente e eficaz. Esse gerenciamento impacta diretamente nos resultados das empresas, e por esse motivo as tecnologias estão se tornando uma grande aliada.

Um dos grandes desafios das empresas e dos gestores de frotas é manter o monitoramento e a avaliação de desempenho tanto dos carros quanto dos motoristas. É aí que entra a telemetria se tornando uma ferramenta importante no processo.

 

Esse sistema pode ser definido como a medição dos dados dos veículos que, aliada à tecnologia singular do sistema, envia remotamente as informações para uma central de monitoramento. As informações transmitidas são seguras e precisas, o que garante um controle assertivo na tomada de decisões importantes quanto a frota da organização.

Como a telemetria ajuda na gestão de frotas?

São inúmeros os desafios enfrentados por um gestor de frotas. O sucesso desse trabalho depende de vários fatores como, por exemplo: a condição das estradas, a segurança no trajeto, a duração do percurso e a capacitação e treinamento dos motoristas.

 

Alguns desses fatores são incontroláveis e diante dessas circunstâncias a telemetria vem conquistando seu espaço. Ela é considerada a melhor ferramenta para o controle de frota. Para que ela funcione, um dispositivo é conectado ao meio de transporte utilizado, e a partir daí ele envia informações para uma central, permitindo o monitoramento da frota em tempo realAlém disso, é possível obter relatórios de desempenho.

Dessa forma é possível monitorar não só a jornada dos motoristas, mas todo o deslocamento feito pelo veículo. Além disso, a ferramenta possui capacidade para armazenar até 180 dias de histórico do percurso realizado. Essa tecnologia é capaz de auxiliar tanto nas tarefas desenvolvidas pelo gestor de frota quanto na redução dos custos logísticos da empresa.

 

Com a ajuda da telemetria a tomada de decisões passa a ser mais rápida e eficiente. Toda essa modernidade traz inúmeras vantagens e dentre elas podemos destacar a redução de despesas, a otimização das rotinas de manutenção, o aumento da segurança e o aumento da disponibilidade e eficiência da frota.

 

Quer ter maior controle sobre a sua frota com o sistema de telemetria? A ITA pode te ajudar, fale com a gente!

COMENTE NO BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *